Ricardo III, o rei inglês cujos restos mortais foram encontrados sob um estacionamento em Leicester em 2012, teve sua voz recriada; confira!
O rei Ricardo III, que governou a Inglaterra de 1483 até sua morte aos 32 anos, teve sua voz recriada por uma nova tecnologia, que utilizou um sotaque de Yorkshire. Um avatar digital do monarca foi apresentado no York Theatre Royal, fruto do trabalho da equipe do Face Lab da Liverpool John Moores University.
Os restos mortais de Ricardo, descobertos sob um estacionamento em Leicester em 2012, inspiraram um projeto inovador conduzido por especialistas de diversas áreas. A treinadora vocal Yvonne Morley-Chisholm, que esteve envolvida no trabalho por uma década, destacou como foi emocionante explorar a possível sonoridade da voz do rei.
"Em poucas palavras, aconteceu enquanto eu estava em um fim de semana com um monte de professores de canto como eu, fonoaudiólogos, e estávamos nos reunindo em Leicester e tivemos que inventar um palestrante depois do jantar. Eu pensei, 'eles encontraram alguém embaixo de um estacionamento, não é?' e então percebi que o Face Lab havia reconstruído o rosto de Richard e fiquei muito animada e pensei: 'temos músculos, então o que mais podemos aprender?'", contou Morley-Chisholm à BBC.
Sua investigação envolveu áreas como terapia da fala, odontologia, psicologia forense e arqueologia. Ela colaborou com a especialista em identificação craniofacial, Profª Caroline Wilkinson, e o Prof. David Crystal, expert em pronúncia. A voz do avatar foi finalmente interpretada pelo ator Thomas Dennis, após uma longa busca.
Philippa Langley, responsável pela descoberta dos restos mortais de Ricardo III, explicou que os especialistas analisaram manuscritos, literatura medieval e registros contemporâneos para compreender melhor a personalidade e a voz do monarca. "Seu caráter é muito claro, ele era muito capaz e sério, ele era leal, corajoso, devoto e justo", afirmou Langley.
Ricardo III morreu na Batalha de Bosworth Field em 1485, encerrando a dinastia Plantageneta e dando início à era Tudor.