Descoberta se deu em 2019, mas somente agora foi revelada
No ano de 2019, o podcaster britânico Greg Abandoned encontrou os restos de uma nave espacial da antiga União Soviética. Chamada de Ptichka ("pequeno pássaro" em russo), ela estaria abandonada em um deserto próximo ao Cazaquistão.
Apesar da descoberta ter ocorrido três anos atrás, ela foi revelada somente no último domingo, 23, em matéria do jornal The Sun.
Avaliado em 189 milhões de libras, o equivalente a cerca de R$ 1,1 bilhão, o ônibus espacial soviético foi deixado após uma missão fracassada. Hoje, o equipamento está com sua estrutura bastante comprometida, com partes enferrujadas.
A localização exata do achado nao foi revelada pelo britânico, que, dessa forma, espera proteger a nave. Conforme informou o portal de notícias UOL, o veículo fez parte de um especial sobre objetos espaciais escondidos publicado no fim de 2021.
"Descobri os ônibus pela primeira vez em um artigo que encontrei online e não conseguia compreender que os ônibus que custaram milhões de dólares estavam abandonados e enferrujando. Há algo sobre o espaço que sempre me fascinou. Este foi o melhor lugar para eu viajar, é o sonho de todo explorador ver isso por si mesmo", disse Greg ao jornal Mirror.