O presidente norte-americano voltou a falar sobre o episódio ocorrido nesta quinta-feira, 24
Após a invasão da Rússia na Ucrânia nesta quinta-feira 24, o presidente norte-americano Joe Biden falou mais uma vez sobre o episódio durante um discurso na Casa Branca.
Além de dizer que se trata de um 'ataque premeditado', Biden reforça que vai limitar transações em dólar para companhias da Rússia.
“Este é um ataque premeditado”, afirmou Biden. “Vladimir Putinestá planejando isso há meses.”
O presidente também aproveitou o discurso para criticar Putin e dizer que ele pretende 'reestabelecer a antiga União Soviética'.
"Putin é o agressor. Putin escolheu essa guerra e agora ele e seu país suportarão as consequências. (...) Putin cometeu um ataque aos princípios que dão suporte à paz global. Essa guerra nunca foi motivada por preocupações com a segurança. Foi motivada pelo desejo de Putin por um império, por quaisquer meios necessários. (...) Ele tem ambições muito maiores do que a Ucrânia. Ele quer reestabelecer a antiga União Soviética. Vamos garantir que Putin se torne um pária na arena internacional", disse o presidente dos EUA."
Após o discurso do presidente, as sanções contra a Rússia foram apresentadas através de um documento divulgado pela Casa Branca.
As sanções incluem não só bloqueios no que se refere a exportação de tecnologia, mas também sanções as instituições financeiras da Rússia e 'bilionários corruptos'. Além disso, empresas estatais russas não poderão captar dinheiro do mercado dos Estados Unidos.