Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Estrutura labiríntica de quase 4 mil anos é descoberta em Creta, na Grécia

Estrutura monumental e labiríntica foi descoberta na colina Papoura, em Creta, e se relaciona à primeira civilização da Europa

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 12/06/2024, às 11h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Estrutura labiríntica descoberta na Grécia - Divulgação/Ministério da Cultura da Grécia
Estrutura labiríntica descoberta na Grécia - Divulgação/Ministério da Cultura da Grécia

Recentemente, arqueólogos descobriram no cume da colina Papoura, em Creta, na Grécia, uma monumental estrutura labiríntica inusitada. Isso porque data de entre 2.000 a.C. e 1.700 a.C., sendo referente àquela que é considerada a primeira civilização da Europa.

Descoberta durante a instalação de um sistema de radar para um novo aeroporto na região, a estrutura é formada por 8 anéis concêntricos de pedra, que convergem para um edifício circular no centro. No total, o diâmetro do complexo mede 48 metros, cobrindo assim uma área de cerca de 1.800 m².

Conforme descreve comunicado do Ministério da Cultura da Grécia, dentro desta estrutura central havia ainda quatro zonas designadas, em que as paredes radiais se cruzam, e formam a estrutura labiríntica. O local apresenta indícios de que teria sido uma importante concentração de atividade humana, sendo encontrados inclusive muitos ossos de animais por lá.

Segundo os especialistas, este é o primeiro monumento do tipo já escavado em toda a Creta. "Esta é uma descoberta única e altamente significativa. Existem soluções para garantir a conclusão da investigação arqueológica e a proteção do monumento", afirma o Ministério da Cultura em nota.

Imagem aérea da estrutura descoberta em Creta / Crédito: Divulgação/Ministério da Cultura da Grécia

Estrutura antiga

Com quase 4 mil anos, a estrutura é datada de pouco antes ou do início do chamado período paleopalacial minóico, segundo o Heritage Daily.

Vale mencionar que a antiga civilização minóica foi uma cultura que viveu durante a Idade do Bronze, que surgiu em Creta em cerca de 3.100 a.C.. Eles são conhecidos por arqueólogos principalmente por sua arquitetura monumental e a arte energética, mas são mais lembrados por serem considerados a primeira civilização da Europa.

A estrutura recém-descoberta, por sinal, faz parte de um agrupamento da área referente à fase do Minóico Médio, em que foram construídos os primeiros palácios, e que também foi quando ocorreu o desenvolvimento dos primeiros sistemas de escrita minóica, hierogrífica cretense e Linear A.