Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Estátuas gregas do século 2 a.C. são descobertas na Turquia

Estátuas foram descobertas em escavações na antiga cidade grega de Laodicéia, na atual província de Denizli, na Turquia; confira!

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 08/08/2024, às 11h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fragmentos de antigas estátuas gregas descobertas na Turquia - Reprodução/X/@MehmetNuriErsoy
Fragmentos de antigas estátuas gregas descobertas na Turquia - Reprodução/X/@MehmetNuriErsoy

Durante escavações recentes onde existiu a antiga cidade grega de Laodicéia — às margens do rio Lico, na atual província de Denizli, na Turquia — arqueólogos descobriram uma rara coleção de estátuas. Curiosamente, elas ainda mantinham preservado parte da pintura que as recobria originalmente.

+ Sem o Cristo Redentor: Veja as 5 maiores estátuas do mundo

Segundo o Heritage Daily, Laodicéia foi fundada entre 261 a.C. e 253 a.C., pelo rei Antíoco II Theos, do Império Selêucida. O nome da cidade foi dado em homenagem a sua esposa, Laodice.

No século que se seguiu à fundação, Laodicéia tornou-se um grande centro comercial, tendo sido, inclusive, uma das cidades comerciais mais importantes de toda a Ásia Menor.

Porém, após a Batalha de Magnésia, durante a Guerra Romano-Selêucida (entre 192 a.C. e 188 a.C.), o controle de grande parte da região, incluindo Laodicéia, foi transferido para o Reino de Pérgamo.

Este, por sua vez, foi anexado pela República Romana em 129 a.C., durante sua expansão. Até hoje, muitos vestígios do que foi Laodicéia podem ser encontrados, já tendo sido descritos ali o estádio, casas de banho, templos, um ginásio, dois teatros e a Casa do Senado (bouleuterion).

Descoberta

Em escavações recentes em Laodicéia, lideradas pelo professor Celal Şimşek, da Universidade de Pamukkale, arqueólogos encontraram uma rara coleção de estátuas que, originalmente, eram pintadas. O achado ocorreu em meio a obras de restauração do palco do Teatro Ocidental.

Essas esculturas extraordinárias são muito importantes em termos de serem obras raras que refletem o estilo barroco do Período Helenístico e sobreviveram até os dias atuais com suas pinturas originais", afirma ao Türkiye Today o Ministro da Cultura e Turismo da Turquia, Nuri Ersoy.

Segundo pesquisadores, as esculturas provavelmente foram feitas por escultores de Rodes, ainda no início do século 2 a.C.. Assim, estão entre os exemplos mais antigos de esculturas do tipo conhecidos da Antiguidade.