Vídeo de segurança mostra o momento do acidente; bombeiros reforçaram a importância de manter dispositivos fora do alcance de animais
Um incidente inusitado envolvendo um cachorro que iniciou um incêndio acidentalmente ao mastigar um carregador portátil nos Estados Unidos chamou a atenção para os perigos das baterias de lítio. O episódio ocorreu em maio e as imagens capturadas por uma câmera de segurança foram divulgadas no final de julho pelo Corpo de Bombeiros de Tulsa, em Oklahoma.
No vídeo, o cachorro aparece deitado em um colchão enquanto mastiga o carregador portátil. Minutos depois, a bateria de lítio do dispositivo começa a soltar faíscas, explode e desencadeia um incêndio. O fogo rapidamente se espalha pelo colchão, assustando os dois cães e o gato da casa, que felizmente conseguem escapar por uma porta para animais.
A dog in Oklahoma unintentionally started a house fire after chewing on a lithium-ion battery.
— No Jumper (@nojumper) August 7, 2024
The fire department put out the fire, and all the pets escaped the burning home through a dog door while their owners were sleeping.pic.twitter.com/o5pGOK0QEi
Apesar do susto, nenhum dos animais ou moradores se feriu no incidente. No entanto, a residência sofreu danos significativos antes que os bombeiros conseguissem controlar as chamas.
O Corpo de Bombeiros de Tulsa divulgou imagens da destruição, utilizando o caso como uma oportunidade para alertar o público sobre os riscos das baterias de íons de lítio. As baterias de íons de lítio, comuns em muitos dispositivos eletrônicos, podem explodir se forem danificadas ou superaquecidas.
É crucial manter esses dispositivos fora do alcance de crianças e animais de estimação", afirmou um porta-voz do Corpo de Bombeiros de Tulsa.
Segundo o UOL, eles enfatizaram a importância de supervisionar o uso e armazenamento de dispositivos com baterias de lítio para prevenir acidentes semelhantes.
*Sob supervisão;