Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Cacto

Espécie de cacto desaparece em razão do aumento do nível do mar na Califórnia

Espécie rara foi a primeira a desaparecer nos EUA em razão do aumento do nível do mar; estudo sobre o caso foi publicado nesta terça-feira

por Giovanna Gomes
[email protected]

Publicado em 10/07/2024, às 08h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Pixabay
Imagem ilustrativa - Pixabay

Uma equipe de especialistas declaru extinta uma rara espécie de cacto arbóreo no estado da Califórnia devido ao aumento do nível do mar nos Estados Unidos. Este é o primeiro caso de desaparecimento de uma espécie por essa causa ligada às mudanças climáticas, informaram pesquisadores nesta terça-feira, 9.

Descoberto em 1992, cacto arbóreo de Cayo Largo (Pilosocereus millspaughii) estava limitado a uma pequena área dos Cayos da Flórida, um arquipélago localizado no extremo sul do estado. Desde então, a espécie vinha sendo monitorada.

Mudanças climáticas

A intrusão de água salgada na região, causada pelo aumento do nível do mar, além da erosão do solo devido a tempestades e marés altas, junto à ação de mamíferos herbívoros, levaram a uma grande pressão sobre a última população desses cactos, de acordo com a agência de notícias AFP.

Infelizmente, o cacto arbóreo de Cayo Largo pode ser um indicador de como outras plantas costeiras baixas responderão às mudanças climáticas", disse a diretora de conservação regional do Jardim Botânico Tropical Fairchild, Jennifer Possley.

Possley é a autora principal de um estudo publicado nesta terça-feira no Journal of the Botanical Research Institute of Texas, que documenta o declínio da espécie.