Descoberto nas profundezas do Lago Michigan, nos Estados Unidos, barco impressiona por seu estado de preservação; confira!
Um antigo barco foi encontrado recentemente por historiadores marítimos nas profundezas do Lago Michigan, nos EUA. O mais surpreendente do achado, no entanto, é seu alto estado de conservação, estando praticamente intacta, mesmo com seu naufrágio tendo ocorrido há mais de um século, em 1881.
Brendon Baillod e Bob Jaeck, os pesquisadores envolvidos na descoberta, localizaram o barco, chamada Trinidad, a uma profundidade de aproximadamente 91,4 metros, em uma busca que se estendeu por quase 2 anos.
Baillod, vale apontar, já tinha interesse pelo objeto há quase 20 anos, período durante o qual construiu um banco de dados sobre embarcações conhecidas que já haviam sido perdidas nas águas do estado norte-americano de Wisconsin.
Na época, conforme noticiado pelo UOL, o historiador coletou dezenas de artigos dos anos 1800 acerca da construção, lançamento, carreira e sumiço da Trinidad. Com essas informações, então, a dupla utilizou um sonar de varredura lateral em uma região que suspeitavam estar a embarcação, e de fato a encontraram, conforme relatado à Sociedade Histórica de Wisconsin.
Então, a partir de mais de 3 mil imagens em alta resolução da escuna, um modelo em 3D da Trinidad foi criado. Agora, a equipe de arqueólogos planeja incluir o naufrágio no Registro Nacional de Lugares Históricos.
"Ficamos surpresos ao ver que não apenas a cabine do convés ainda estava nela, mas também tinha todos os armários, com todos os pratos empilhados neles e todos os pertences da tripulação. É realmente como um navio em uma garrafa. É uma cápsula do tempo", disse Brendon Baillod ao The New York Times.
+ Há 2 anos, canoa intacta de 1.200 anos era encontrada nos EUA
Segundo o UOL, a escuna Trinidad foi construída em Grand Island, Nebraska, em 1867. Com um comprimento de 42,7 metros e dois mastros, ela era especialmente utilizada no transporte de carvão e ferro de Oswego, Nova York, para Chicago e Milwaukee, e retornava de Wisconsin com trigo.
No entanto, embora carregasse todo tipo de mercadoria, a escuna teve uma carreira relativamente curta, naufragando em 1881 devido, principalmente, à falta de manutenção.
A principal razão para a catástrofe são os danos sofridos pela embarcação em maio de 1880, quando sofreu danos depois de atingir um recife no Lago Superior; após isso, teria passado por reparos rápidos, mas não suficientes, e afundara rapidamente em maio do ano seguinte.
Na ocasião, conforme descoberto a partir de registros históricos, a tripulação de Trinidad foi resgatada somente algumas horas depois, com o auxílio de um bote. No entanto, a embarcação afundou junto ao mascote do grupo, um cachorro, que dormia ao lado do fogão em meio ao naufrágio.