Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Escavação revela restos de casa do século 17 nos Estados Unidos

Segundo arqueólogos, a residência teria sido construída por volta de 1660, e pertencia, muito provavelmente, a uma família rica

por Giovanna Gomes
[email protected]

Publicado em 31/07/2024, às 10h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pedaço de cerâmica encontrado - Divulgação/The Colonial Williamsburg Foundation
Pedaço de cerâmica encontrado - Divulgação/The Colonial Williamsburg Foundation

Uma equipe de arqueólogos encontrou, durante trabalhos de escavação na Virgínia, os restos de uma fundação de uma residência do século 17. Localizada no terreno da Colonial Williamsburg, a área fazia parte dos primeiros assentamentos de colonos que deixaram a Europa para viver nos EUA.

Os pesquisadores estimam que a casa tenha sido construída por volta de 1660, sendo, portanto, a estrutura colonial mais antiga conhecida na região.

"É incrível termos encontrado algo assim", disse o diretor executivo de arqueologia da Colonial Williamsburg, Jack Gary, em um vídeo anunciando a descoberta.

Vale destacar que, além da fundação e do porão da casa, os arqueólogos ainda encontraram diversos artefatos e materiais de construção da época em que a casa ainda estava de pé.

"Muitos dos materiais são o que uma família rica teria", disse o arqueólogo, segundo o portal Live Science. "Estamos encontrando coisas como gesso nas paredes, janelas de batente com chumbo e cerâmica de alta qualidade. E acabamos de encontrar o cabo de uma colher de chá de prata, o que é simplesmente selvagem."

Arqueólogos encontraram restos de casa do século 17/ Crédito: Divulgação/The Colonial Williamsburg Foundation

De acordo com Gary, os artefatos são "realmente significativos", já que "contam a história de como era a vida [naquela época]".

Centro de arqueologia

De acordo com um comunicado da Colonial Williamsburg, o espaço acima do local da escavação abrigará um novo centro de arqueologia, que deve ser inaugurado em 2026. Esse centro contará com a maior coleção mundial de artefatos dos séculos 17 a 19 da América colonial, assim que as escavações forem concluídas.

"Vamos cobrir a maior parte [do local] e preservar a maior parte embaixo do prédio, mas temos a grande oportunidade de mostrá-lo com um prédio com piso de vidro [sobre] uma das seções da fundação", disse Gary. "Nossos visitantes poderão literalmente ficar no topo da história e olhar para ela e isso os lembrará de que, onde quer que vão em Williamsburg, há história sob seus pés."