A obra deve ser leiloada em julho e recebeu uma avaliação da casa de leilões Christie's em cifras milionárias
A casa de leilõe Christie's, localizada na Inglaterra, anunciou o leilão da obra "Head of a Bear" ('Cabeça de Urso', em tradução livre), de Leonardo da Vinci, no último sabado, 8, prevendo a realização do evento físico e online para o recebimento de ofertas no mês de julho, como informa a CNN. Contudo, o fator que mais impressiona na raridade da obra é seu preço.
O esboço, feito com uma caneta com ponta de prata pelo artista italiano, mede apenas 7 centímetros, sendo classificado pela empresa mediadora dos lances como "um dos menos de oito desenhos sobreviventes de da Vinci que ainda estão em mãos [de detentores ou organizações] privadas".
Com isso, a venda tem o valor estimado entre 8 milhões e 12 milhões de libras, quantias que poderiam ultrapassar a obra “Horse and Rider” do renascentista, que foi vendida em 2001 por 8 milhões de libras.
O desenho era de propriedade do pintor britânico Thomas Lawrence que, ao morrer, passou ao seu negociador que vendeu para a casa de leilões em 1860 por 2,5 libras.
Os outros desenhos e esboços de Leonardo da Vinci que não podem ser comercializados estão retidos como parte do acervo da Família Real Britânica e da Devonshire Collections em Chatsworth, como acrescentou a empresa em comunicado.