Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Enorme monumento de 3,8 mil anos é revelado em Israel

A construção possui uma arquitetura impressionante; entenda!

Ingredi Brunato Publicado em 17/08/2023, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia aérea da escavação - Divulgação/ Eyecon
Fotografia aérea da escavação - Divulgação/ Eyecon

No Vale de Jizreel, que é uma extensa planície fértil localizada na porção norte de Israel, arqueólogos israelenses descobriram um monumento histórico de dimensões massivas que remonta a 3,8 mil anos atrás.

Feita de tijolos de barro, a construção possui 5 metros de altura e se estende por uma área equivalente a 1.200 metros. Outro detalhe é que ela fica localizada ao topo da chamada colina Tel Shimron, cujo pico é 70 metros acima do Vale. 

É importante enfatizar que, embora o achado tenha sido anunciado ao público apenas nesta quinta-feira, 17, ele já era alvo de escavações desde 2017, segundo informou o The Times of Israel. 

Quando começamos a cavar, descobrimos que essa área entre os tijolos de barro estava cheia de cascalho, o que é muito incomum, então começamos a remover o cascalho”, explicou Daniel Master, professor de arqueologia envolvido na exploração do monumento.

"Continuamos cavando mais e estava preservado a uma profundidade de um metro, depois dois metros, depois três metros, depois quatro metros. Essa estrutura estava totalmente intacta e, de repente, percebemos que estávamos lidando com a fundação de um prédio ou uma superestrutura que havia sido construída no topo do terreno", acrescentou o especialista. 

Mais detalhes 

A construção histórica é formada por cerca de 9 mil tijolos de barro, e se utiliza das mais avançadas técnicas arquitetônicas da época. Além disso, existem riscos de giz que teriam sido passados entre os tijolos por objetivos puramente estéticos, conforme especularam os pesquisadores. 

Fotografia mostrando os ricos de giz pelos tijolos / Crédito: Divulgação/ Eyecon

Outro detalhe é que o achado genuinamente surpreendeu Master, conforme repercutiu o The Times of Israel: 

Você sabe como é com a arqueologia – geralmente, você tem esses tocos de paredes que se erguem não mais que um metro (...) Mas de repente, aqui, estamos perante um enorme monumento que foi construído no topo desta enorme cidade na Idade do Bronze Médio, e que nos surpreendeu muito em termos de conservação", concluiu ele.