Encontrada por 'pescador magnético' em Recife, granada é de tipo usado pelo Exército britânico desde a Primeira Guerra Mundial
Uma descoberta instigante foi feita no Rio Capibaribe, no Recife, Pernambuco, na segunda-feira, 27. O pescador magnético Tiago Wanderley se deparou com uma granada dentro de sacolas amarradas e papel alumínio.
Na última quarta-feira, 29, a Polícia Militar divulgou que o artefato é de tipo utilizado pelo Exército britânico desde a Primeira Guerra Mundial.
Com a descoberta, o Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) analisou o objeto através de imagens de raio-x, entrada manual e o apoio de catálogos de explosivos, informa o portal de notícias UOL. A granada em questão é do tipo Mills, explica o Esquadrão Antibombas.
Ver essa foto no Instagram
"Também foi encontrado o registro de outras duas ocorrências no Brasil envolvendo esse tipo de granda, sendo uma em Uberaba-MG em 2010 e a outra em Sarandi-PR em 2023", divulgou o Batalhão de Operações Policiais Especiais através do perfil oficial no Instagram.
Em estado precário, o destino da granada é a destruição pelo BOPE. Isso porque a não conservação do artefato pode representar perigo em caso de armazenamento e manuseio.