Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / África do Sul

Enchente mata 9 fiéis durante ritual na África do Sul; 8 estão desaparecidos

Enchente repentina surpreendeu membros de uma congregação de igreja na África do Sul

Redação Publicado em 05/12/2022, às 14h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Trecho de vídeo das buscas por corpos ou desaparecidos vítimas de enchente repentina no rio Jukskei - Reprodução/Vídeo/Twitter: @ZimojaL
Trecho de vídeo das buscas por corpos ou desaparecidos vítimas de enchente repentina no rio Jukskei - Reprodução/Vídeo/Twitter: @ZimojaL

Uma enchente repentina ao longo do rio Jukskei, em Joanesburgo, na África do Sul, foi responsável por provocar uma tragédia que comove autoridades locais atualmente. Isso porque, ao longo do rio, fiéis de uma congregação de uma igreja local realizavam rituais no momento do caudal, o que acarretou na morte de, até o momento, 9 pessoas, e o desaparecimento de outras 8.

De acordo com as autoridades locais, o rio não apresentava qualquer sinal de que seu volume de água subiria, de forma que os rituais eram aparentemente seguros. De acordo com o jornal britânico The Mirror, cerca de 33 fiéis participavam dos rituais nas margens do rio Jukskei no momento em que a enchente aconteceu.

Até o momento, as equipes de resgate confirmaram ter encontrado 9 vítimas da tragédia. Além disso, as equipes de resgate entrevistaram outros membros da congregação, para determinar o número total de desaparecidos. Confira vídeo das buscas:

Rituais no rio Jukskei

O acidente no rio Jukskei não ocorreu por acaso, assim como os fiéis não estavam próximos ao afluente à toa. Ao longo do local, grupos religiosos frequentemente se reúnem, passando por diversos municípios sul-africanos, para batismos e diferentes rituais de purificação, como informado pelo UOL.

Após o incidente, Robert Mulaudzi, porta-voz dos Serviços de Emergência de Joanesburgo, atestou que os moradores e fiéis já haviam sido alertados anteriormente sobre o perigo da realização de rituais ao longo do rio. 

Temos recebido muita chuva na cidade de Joanesburgo nos últimos três meses, e a maioria dos riachos está cheia. Nossos residentes, especialmente os fiéis que normalmente praticam esse tipo de ritual, ficarão tentados a ir a esses riachos", disse, em entrevista. "Nossa mensagem para eles é que tenham cuidado ao realizar esses rituais."