Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Lua

Empresa quer instalar postes de iluminação maiores que a Estátua da Liberdade na Lua

A Honeybee Robotics revelou um projeto que consiste na instalação de postes de iluminação na Lua de até 100 metros de altura

Luiza Lopes Publicado em 16/08/2024, às 14h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Simulação do poste de iluminação na Lua, cuja altura supera a da Estátua da Liberdade - Reprodução/Youtube (@HoneybeeRoboticsLtd)
Simulação do poste de iluminação na Lua, cuja altura supera a da Estátua da Liberdade - Reprodução/Youtube (@HoneybeeRoboticsLtd)

A Honeybee Robotics, empresa de tecnologia espacial, anunciou em um vídeo promocional um projeto que consiste na instalação de postes de iluminação na Luaque poderiam ter até 100 metros de altura, superando a Estátua da Liberdade.

Este projeto, chamado Lunar Utility Navigation with Advanced Remote Sensing and Autonomous Beaming for Energy Redistribution (LUNARSABER), é financiado pela Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (DARPA) do governo dos EUA e visa iluminar áreas na Lua usando energia solar armazenada durante o dia.

'Revolucionário'

A ideia é que esses postes também funcionem como baterias e adaptadores de energia para naves e outras infraestruturas. O prazo é baseado no ciclo dia-noite da Lua, que dura aproximadamente 14 dias terrestres, ou seja, 14 dias seguidos de 14 noites.

O desafio principal é o transporte dos materiais necessários. No entanto, o design do poste inclui uma base autossustentável que poderia ser montada no local, simplificando a logística de envio.

lua
Postes iluminariam o terreno local durante uma noite lunar / Crédito: Divulgação/Honeybee Robotics

“O LUNARSABER pode transformar a noite em dia nas crateras mais profundas da Lua. É realmente um sistema revolucionário que abrirá caminho para uma economia lunar", disse Kris Zacny, que integra o time de Sistemas de Exploração da Honeybee Robotics, em comunicado