Escavações no histórico campo da Batalha de Dubienka, da Guerra Polaco-Russa, revelaram fragmentos de raros emblemas de águia de soldados poloneses
Publicado em 13/11/2024, às 13h00
Recentemente, arqueólogos do grupo de arqueologia e conservação de monumentos Gorgona, liderados por Marcin Piotrowski, desenterraram dois raros emblemas de águia com o monograma "SAR". A sigla significa "Stanislaus Augustus Rex", simbolizando serem relativos à Primeira República Polonesa e seu último grande monarca, Stanisław II August.
Os emblemas foram encontrados na área do campo de batalha de Dubienka, onde forças polonesas, comandadas pelo general Tadeusz Kościuszko, defenderam suas terras do exército russo em meio à Guerra Polaco-Russa, entre 1792 e 1794. Os objetos escavados serviam de adorno nos bonés de soldados poloneses, sendo considerados artefatos raros e valiosos na história militar da Europa.
Conforme descrito pelo Archaeology News, a Batalha de Dubienka, que ocorreu em 18 de julho de 1792, foi um conflito crucial na Guerra Polaco-Russa, quando Kościuszko liderou cerca de 5.300 soldados na tentativa de impedir o avanço das forças russas, com 25 mil soldados, próximo ao Rio Bug.
Indo contra as probabilidades, os poloneses conseguiram segurar os russos, e causaram cerca de 4 mil baixas; porém, depois de algum tempo, os poloneses precisaram se retirar para evitar o certo, já com poucos suprimentos e extremamente cansados. Pouco depois, a Polônia acabou sendo forçada a capitular, e se uniu à Confederação Targowica pró-Rússia, o que foi um revés na luta polonesa pela independência.
Em entrevista à agência de notícias polonesa PAP, o chefe da equipe arqueológica, Marcin Piotrowski, comentou que a descoberta é bastante rara e possui grande significado histórico: "Até agora, apenas um artefato desse tipo foi documentado na Polônia; ele foi encontrado em um campo de batalha em Oronne e está na coleção do Museu do Exército Polonês".
Durante nossa busca em Dubienka, em apenas um dia, encontramos quatro fragmentos, que pertencem a pelo menos dois emblemas de águia", informou o pesquisador. "A presença deles no campo de batalha em Dubienka indica que soldados das forças armadas reais lutaram aqui".
Além dos emblemas, também foram encontrados no local outros quase mil artefatos, incluindo balas de canhão, balas de rifle e pistola, moedas polonesas, russas e austríacas, fivelas de cintos militares e botões ornamentais, que teriam pertencido a oficiais militares. A partir de algumas descobertas, foi possível constatar a presença de regimentos militares específicos da Polônia, como o 13º e 17º regimentos do Exército da Coroa.
Com o avanço das escavações, novas percepções sobre a distribuição de artefatos militares durante o conflito foram determinadas, bem como da infraestrutura técnica de suporte aos soldados, visto que vários itens foram encontrados ao longo de estradas e pela retaguarda, e não apenas dentro de fortificações. Essas descobertas "ajudam a entender melhor a organização geral do campo de batalha", destaca Piotrowski à PAP.
Agora, as descobertas seguem em análises mais detalhadas, e novas conclusões são esperadas nos próximos meses.