A bandeira nazista foi hasteada no Colégio Militar do Rio de Janeiro; Exército se pronunciou em nota
O Colégio Militar do Rio de Janeiro, localizado no bairro do Maracanã, exibiu uma bandeira nazista na última sexta-feira, 1°. O item que exibe a suástica, símbolo apropriado pelos nazistas, fora hasteado nas dependências da Instituição.
Especificamente, a bandeira nazista foi hasteada no parque aquático da escola. No episódio, era feita uma encenação a respeito da criação do distintivo da FEB, conforme repercutido pela Coluna de Lauro Jardim no O Globo.
Assim, fora retratada a rendição de nazistas e italianos aos brasileiros no ano de 1945, em Fornovo di Taro, palco da batalha que envolveu os pracinhas.
O colunista revelou que se tratava de um teatro sobre a Segunda Guerra Mundial, e contou, inclusive, com a encenação da infame saudação nazista. Em nota enviada ao veículo, o Exército enfatizou que não houve apologia ao nazismo e que a intenção era dar realismo a encenação.
Em nota, é dito que “não houve qualquer apologia à ideologia [nazista]” além de “o sentido da encenação foi justamente o contrário”, ou seja, “reverenciar a memória de brasileiros que lutaram bravamente em solo europeu e/ou defenderam o nosso litoral, combatendo pela liberdade mundial”.