Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Everest

Em documentário, jovem francês mostra preparação de um ano para escalar o Everest

Sem experiência em alpinismo, o youtuber francês Ines Benazzouz mostra dedicação que se submeteu para subir no monte mais alto do mundo; assista!

Fabio Previdelli
por Fabio Previdelli
[email protected]

Publicado em 16/09/2024, às 17h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Trecho do documentário - Reprodução/YouTube/Inoxtag
Trecho do documentário - Reprodução/YouTube/Inoxtag

Em apenas dois dias da publicação de seu último vídeo, o youtuber francês Ines Benazzouz, conhecido nas redes como Inoxtag, já atingiu mais de 18 milhões de visualizações. 

Com o título de 'Kaizen: 1 ano para escalar o Everest', o documentário em questão mostra em mais de duas horas como o jovem de apenas 22 anos, sem experiência alguma em alpinismo, se preparou para subir o monte mais alto do mundo

+ Múmia congelada: Há 25 anos George Mallory era encontrado no Monte Everest

"Tornar-se um alpinista e escalar o Everest em exatamente 1 ano? Este é o meu sonho! Eu, um jovem YouTuber de 21 anos que não pratica esportes. Durante 1 ano, você me acompanhará neste documentário para descobrir toda a minha mudança de vida para realizar esse sonho. Espero sinceramente que este documentário impacte você tanto quanto impactou minha vida", diz a descrição do vídeo. 

Conforme repercutido pela AFP, além da publicação no YouTube, o documentário produzido por Benazzouz estreou em um cinema de Paris — ocasionando fila de horas por seus fãs. 

Inspiração

Em 2017, a comédia francesa 'A Escalada' levou às telonas a história real de um jovem de um bairro pobre que decidiu escalar o Everest para impressionar a mulher que ele era apaixonado. 

Mas Ines aponta que sua inspiração é outra: Eiichiro Oda, lendário criador japonês do mangá One Piece. "[Se ele] chegar a ver meu documentário, gostaria de agradecê-lo por me convencer de que os sonhos podem se tornar realidade", disse o youtuber à AFP. 

Ainda na descrição do vídeo, o jovem francês explica um pouco mais sobre a ideologia que o fez escalar o monte mais alto do mundo: "'Kaizen' é uma filosofia de progressão contínua, que consiste em melhorar todos os dias, passo a passo. Escalar o Everest, um ideal que parecia fora de alcance, mas que foi possível seguindo vários passos". 

"O primeiro passo é sonhar, o segundo é compartilhar esse sonho com quem está próximo, porque isso gera responsabilidade e comprometimento. Então, você deve cumprir uma disciplina rigorosa, essencial para superar obstáculos e se fortalecer mentalmente. É sublinhado: não alcançamos um grande sonho sozinhos, mas em equipe, em conjunto; cercando-nos de pessoas que trazem perspectivas e energias complementares. Por fim, 'Kaizen' é lutar contra nossos medos e agir apesar das dúvidas, onde o importante é nos tornarmos melhores que nós mesmos, todos os dias".