Há uma semana, módulo lunar se tornou primeiro pouso privado a chegar na superfície lunar; e também entrou para a história da música; entenda!
Há exatamente uma semana, na quinta-feira da semana passada, 22, a nave espacial Odysseus tocou suavemente o solo lunar. Aquela foi a primeira vez que um módulo lunar de pouso privado chegou na superfície da Lua — e também marcou o retorno de uma nave americana ao nosso satélite natural desde a missão tripulada Apollo, de 1972.
+ Por que nunca voltamos à Lua?
Mas, segundo repercutido pela Billboard, Odysseus também entrou para a história música. Afinal, o módulo lunar foi responsável por deixar por lá uma espécie de 'cápsula do tempo' com um extenso material sobre nossa história musical.
O arquivo possui gravações digitalizadas de alguns dos músicos mais icônicos de todos os tempos, como Elvis Presley, Marvin Gaye, Jimi Hendrix, Chuck Berry, Bob Marley, Janis Joplin, The Who e outros.
A cápsula também possui fotos que vão desde o lendário Festival de Woodstock até a clássica capa de The Dark Side of the Moon, do Pink Floyd. Construída em uma estrutura de vidro, níquel e NanoFiche, o compartimento foi feito para durar milhões de anos ou até um bilhão de anos.
Esta é uma música que resiste ao teste do tempo", diz Dallas Santana, que teve a ideia de enviar 222 artistas à Lua e apresentou-a à Arch Mission Foundation.
O projeto, idealizado pela Space Blue, de Santana, em parceria com a Intuitive Machines e a SpaceX, de Elon Musk, ainda contou com o apoio da Melody Trust — que detém os direitos autorais de diversos ícones do rock. Desta forma, foi possível levantar um catálogo de mais de 25 mil músicas — com diversas inéditas.
Trouxemos à lua o Verão do Amor, as pessoas, os artistas e as mensagens que agora mesmo são necessárias na Terra", finalizou Santana.