Fenômenos ocorridos na madrugada desta segunda-feira, 25, foram registrados pelas câmeras do Observatório Espacial Heller & Jung
Câmeras do Observatório Espacial Heller & Jung registraram um início de segunda-feira, 25, cheio de eventos no céu do Rio Grande do Sul. Durante a madrugada, foi capturado um eclipse lunar raro, além da queda de um meteoro de grande magnitude.
O eclipse penumbral, considerado um dos mais sutis, ocorreu durante a madrugada, reduzindo a luminosidade da Lua. Nesse fenômeno, as partes mais escuras do nosso satélite natural, os mares lunares, se destacam.
De acordo com o portal de notícias g1, o momento máximo do eclipse ocorreu às 4h13. Uma imagem comparativa mostra a lua antes, às 20h, mais iluminada, e durante o ápice do eclipse.
Além disso, por volta das 0h13, no início da madrugada, foi observada a queda de um meteoro fireball, que se destacou pela sua grande luminosidade, na Região Central do RS. O observatório relatou que o meteoro atingiu uma magnitude de -5.1 e entrou na atmosfera a uma altitude de 96,5 km, extinguindo-se a 39,4 km de altura. O fenômeno, segundo a fonte, teve uma duração de 2,46 segundos.