Conhecido por dar voz a personagens marcantes, Wendel registrou boletim de ocorrência por reprodução indevida de dublagem através da tecnologia
Wendel Bezerra fez uma denúncia em seu Instagram na última terça-feira, 29, revelando que compareceu a uma delegacia em São Paulo para registrar uma queixa contra alguém que está utilizando sua voz sem permissão nas redes sociais.
Segundo o dublador, essa pessoa tem se aproveitado de tecnologia de inteligência artificial, um recurso cada vez mais comum nas plataformas digitais, para gerar conteúdo e lucrar com sua voz.
Ver essa foto no Instagram
Para ilustrar eventuais danos e prejuízos, Wendel citou o exemplo de uma loja de colchões que poderia estar usando sua voz para promover seus produtos: "Ele vai, compra a minha voz desse cara e acaba saindo uma locução com a minha voz."
Embora o dublador não se importe com memes e brincadeiras que fazem com sua voz nas redes sociais, ele ressalta que outras pessoas podem se sentir desconfortáveis com essa situação.
Wendel Bezerra é amplamente reconhecido por dar voz a icônicos personagens, como Bob Esponja e Goku, além de interpretar astros como Robert Pattinson e Ryan Reynolds.
O retorno de Chaves e Chapolin à TV brasileira, após um intervalo de quatro anos, animou fãs ao redor do Brasil. A reexibição dos episódios no SBT, que utilizou inteligência artificial para remasterizar as imagens, no entanto, gerou críticas dos fãs por conta de distorções.
Logo após a transmissão, as redes sociais foram lotadas por posts de telespectadores indignados com os resultados da remasterização. A principal reclamação foi em relação aos movimentos de câmera artificiais gerados pela IA, que deixavam as cenas com um aspecto tremido e instável, mesmo em episódios originais que não apresentavam essa característica.
Leia a matéria completa: IA distorce Chaves e Chapolin: Fãs criticam restauração dos episódios