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Notícias / Lua

Duas missões da SpaceX marcam novo capítulo na exploração lunar

Startups norte-americana e japonesa realizam pousos lunares históricos, abrindo caminho para a continuação na exploração da Lua

Gabriel Marin de Oliveira, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 15/01/2025, às 17h16

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Imagem da Lua - Getty Images
Imagem da Lua - Getty Images

Em um marco histórico para a exploração espacial, duas empresas privadas deram um grande passo em direção à Lua nesta quarta-feira, 15. A bordo de um foguete Falcon 9 da SpaceX, os módulos lunares da Firefly Aerospace, dos Estados Unidos, e da ispace, do Japão, iniciaram uma jornada de cerca de um mês até nosso satélite natural.

O lançamento, que ocorreu no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, marca um novo capítulo na corrida espacial, com empresas privadas assumindo um papel cada vez mais importante na exploração lunar. A parceria entre a NASA e empresas como a Firefly e a ispace é fundamental para o programa Artemis, que tem como objetivo retornar astronautas à Lua até o final desta década.

Tanto a missão Blue Ghost da Firefly quanto a missão da ispace carregam consigo uma série de experimentos científicos. A sonda americana, por exemplo, irá coletar amostras de solo lunar, perfurar a superfície para medir temperaturas e testar um dispositivo para remover poeira de equipamentos espaciais. Já a sonda japonesa, além de coletar poeira lunar, buscará evidências de água e alimentos, recursos essenciais para futuras missões tripuladas.

Segundo o 'The Guardian', uma das missões mais aguardadas é a do rover da ispace, que realizará uma série de pequenas explorações na superfície lunar. A empresa japonesa espera que essa missão seja um sucesso após o fracasso da tentativa anterior, em 2023.

Futuro

O sucesso dessas missões privadas abre caminho para um futuro promissor para a exploração lunar. Com a participação de empresas privadas, os custos de exploração espacial podem ser reduzidos e a frequência de missões pode aumentar significativamente. Além disso, a competição entre as empresas pode estimular o desenvolvimento de novas tecnologias e soluções inovadoras.

A NASA, por sua vez, pode se concentrar em missões mais complexas, como o envio de astronautas a Marte. A parceria com empresas privadas permite que a agência espacial norte-americana explore o espaço de forma mais eficiente e econômica.

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