Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Cazuza

Documentário sobre vida, carreira e legado de Cazuza será produzido

Documentário sobre um dos maiores ícones musicais do Brasil começa a ser gravado nesta semana e estreia ainda neste ano na Globoplay

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 27/02/2025, às 11h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cazuza - Reprodução/Vídeo/YouTube/@CazuzaOficial
Cazuza - Reprodução/Vídeo/YouTube/@CazuzaOficial

Um dos maiores ícones musicais do Brasil, Cazuza receberá um documentário sobre sua vida, obra e legado pela Globo. Um dos maiores nomes do rock e MPB nacionais, Cazuza inspira documentário que chega no Globoplay, serviço de streaming da Globo, ainda neste ano.

Conforme repercute o portal F5, da Folha, as gravações do documentário começarão nesta sexta-feira, 28, no Sambódromo do Anhembi. As filmagens começam junto da primeira noite dos desfiles das escolas de samba de São Paulo, pois serão captadas imagens do desfile do Camisa Verde e Branco, escola de samba que homenageia o cantor em seu samba-enredo deste ano.

O documentário é produzido pela Conspiração Filmes, e dirigido por Patricia Guimarães, que já possui experiência em projetos e documentários sobre figuras musicais, ainda segundo o portal F5.

Ícone musical

Agenor de Miranda Araújo Neto, mais conhecido como Cazuza, nasceu no dia 4 de abril de 1958 no Rio de Janeiro. Sua carreira musical começou como vocalista da banda Barão Vermelho, na qual fez uma parceria bem-sucedida e especialmente famosa com o músico Roberto Frejat.

Eventualmente, Cazuza partiu para uma carreira solo igualmente bem-sucedida, que o tornou conhecido como um dos maiores poetas contemporâneos da música nacional. Entre seus hits mais famosos estão 'Exagerado', 'O Tempo Não Pára' e 'Ideologia'.

Em 1989, Cazuza chocou a mídia nacional ao revelar ser soropositivo, ou seja, ele carregava o vírus HIV em seu corpo. E no ano seguinte, 7 de julho de 1990, o músicomorreu pela AIDS aos 32 anos, nos deixando com seu grande e inesquecível legado musical.