Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Documentário sobre como a ditadura militar afetou o Nordeste estreia hoje

Os dois primeiros episódios da produção, que se aprofunda para além do eixo Rio-São Paulo, estreiam nesta sexta, 16

Redação Publicado em 16/09/2022, às 15h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Trecho do trailer da série documental - Divulgação/ Youtube/ Music Box Brazil
Trecho do trailer da série documental - Divulgação/ Youtube/ Music Box Brazil

A série documental "O Silêncio que Canta por Liberdade", idealizada e dirigida por Úrsula Corona, mais conhecida por seus papéis em novelas da Globo, estreia nesta sexta-feira, 16, no Music Box Brazil. O canal por assinatura exibirá os primeiros dois episódios da produção, que possui oito no total, a partir das 22h da noite.

Segundo informações repercutidas pelo portal Na Telinha, o documentário reconta o período da ditadura militar, focando-se na maneira como a censura e a repressão impactaram o meio artístico e cultural brasileiro. 

Um diferencial trazido pelo "O Silêncio que Canta por Liberdade", todavia, é que os holofotes são voltados para o Nordeste, uma região por vezes negligenciada na História do Brasil, ainda que seja muito rica. 

Eu e Omar [que criou o projeto junto de Úrsula] reconhecemos que o Brasil só conhece de concreto a repressão artística da época no eixo Rio, São Paulo… mas o Brasil tem dimensões continentais e o impacto que a censura teve foi nacional, e essa história não é conhecida, então decidimos embarcar para contar esta história nunca contada", explicou a ex-atriz da Globo ao Na Telinha.  

Outra perspectiva 

O documentário conta com as entrevistas de diversos artistas de prestígio, como Gal Costa, Gilberto Gil, Chico César, Ednardo, Moraes Moreira e outros. 

Acreditamos que só através desse olhar sobre o nosso passado podemos olhar para o futuro, nos oferecendo uma chance para refletir sobre nossa história e consciência para repetir os mesmos erros", concluiu Úrsula

Confira abaixo o trailer da série documental: