Os Segredos de Saqqara revela a intensa saga de arqueólogos ao encontrar a tumba de um sacerdote de alto escalão
Em 2018, uma tumba de 4 mil anos foi descoberta o sítio arqueológico de Saqqara, no Egito. Na época, o Ministério das Antiguidades revelou que ela possuía diversos objetos e teria sido construída para um “inspetor divino”.
O dono da tumba chamava-se Wahtye, um sacerdote de alto escalão, que trabalhou para o faraó Neferirkare, cujo reinado foi entre 2446 e 2438 a.C.
O túmulo é "excepcionalmente bem preservado e colorido, com esculturas dentro", disse o ministro egípcio de antiguidades, Khaled El-Enany, em entrevista coletiva durante a grande descoberta.
Já imaginou conferir os bastidores dessa impressionante expedição? Então pode comemorar. No próximo dia 28, a plataforma de streaming Netflix lança o documentário Os Segredos de Saqqara, que tem 1h53 min de duração.
Apresentado por arqueólogos e produzido por James Towell, a obra cinematográfica revela o interior da tumba e também a intensa saga dos arqueólogos ao tentar desvendar a história de Wahtye.
"Uma equipe de arqueólogos egípcios encontra uma tumba de mais de 4.000 anos completamente intacta e tenta decifrar a história dessa descoberta extraordinária", diz a sinopse.
Assista ao trailer abaixo (disponível apenas em inglês no Youtube).