Robert Persichitti, de 102 anos, faleceu durante a viagem para celebração do 80º aniversário do Dia D, que foi comemorado no Reino Unido
Um veterano da Segunda Guerra Mundial faleceu na semana passada após sofrer uma emergência médica enquanto viajava para as comemorações do 80º aniversário da invasão aliada na Europa, conhecida como 'Dia D'.
Robert Persichitti, de 102 anos, estava a caminho da França com seu tutor, em um navio pela costa, quando a emergência ocorreu, segundo a organização Honor Flight em uma publicação no Facebook. A natureza da emergência não foi especificada.
Ele foi transportado de avião para a Alemanha, mas faleceu logo depois, em 31 de maio, conforme a publicação, que citou veteranos que viajavam com ele.
Persichitti foi homenageado no Hall da Fama dos Veteranos do Senado do Estado de Nova York em 2020. Sua biografia indica que ele serviu na Marinha durante a Segunda Guerra Mundial como operador de rádio a bordo do navio de comando USS Eldorado. “Sua missão incluiu o Teatro do Pacífico, Iwo Jima, Okinawa e Guam”, diz a biografia.
Segundo a UOL, cerca de 180 veteranos, com idades variando entre quase 90 e mais de 100 anos, compareceram às comemorações do Dia D na Normandia nesta quinta-feira, 6, marcando o aniversário da invasão que rompeu as defesas costeiras alemãs, resultando em uma vitória crucial para as forças aliadas.