Os gatos encontrados na região desértica dos Emirados Árabes Unidos eram de raças variadas
Desde o último dia 28, equipes de resgate encontraram 50 gatos sem vida em uma área desértica da região de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos. Além desses números, outros 95 foram salvos com vida.
Um morador de Abu Dhabi que participou do resgate, Chiku Shergill, comentou que os gatos eram raças variadas, e que eles vagavam pelo deserto ou foram deixados presos em suas caixas transportadoras no local, onde se encontravam sem água, comida e abrigo. Além de uma investigação governamental, o caso despertou críticas de organizações internacionais de defesa dos direitos dos animais.
Segundo repercutiu a CNN Brasil, os felinos foram abandonados do lado oposto da rodovia em que fica o Abrigo de Animais de Abu Dhabi. Na ocasião em que se deu os resgates, também foi encontrado morto um husky, e salvo um cachorro da raça golden retriever.
Para a CNN, por meio de um comunicado, Jason Baker, o vice-presidente da PETA Ásia, uma organização de direitos dos animais, disse que a instituição está oferecendo uma recompensa no valor de US$ 5 mil, cerca de R$ 26 mil, para quem tiver informações sobre “quem largou esses gatos no deserto”.
Este ato de crueldade não deve ser varrido para debaixo do tapete. A solução para a crise dos animais sem-abrigo é a esterilização, a castração e a adoção de abrigos sobrecarregados e com falta de pessoal, que a PETA Ásia tem pedido aos Emirados Árabes”, comentou Jason.