Caso ocorrido na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, foi recentemente divulgado pelo Centro de Controle de Doenças norte-americano (CDC)
Um grupo de pessoas foi infectado por um parasita raro após consumir carne de urso em um churrasco na Carolina do Norte, nos Estados Unidos. O caso, ocorrido em novembro de 2023, foi recentemente divulgado pelo Centro de Controle de Doenças norte-americano (CDC).
Os dez infectados foram diagnosticados com triquinelose, uma parasitose causada pelo parasita do gênero Trichinella. Pelo menos 22 pessoas ingeriram carne mal passada de urso durante o evento, das quais dez, incluindo uma criança de 10 anos, apresentaram o parasita, segundo o CDC.
Segundo informações do portal UOL, os infectados, com idades entre 10 e 40 anos, exibiram sintomas gripais, como febre, inchaço facial e dores musculares. Nove dos dez infectados tiveram inchaço no rosto, seis relataram dores musculares, e quatro apresentaram febre. O período de incubação médio da triquinelose varia de sete a 26 dias.
Além dos sintomas observados, a parasitose pode causar dores abdominais e diarreia, podendo, em casos graves, levar à morte. No entanto, todos os pacientes da Carolina do Norte foram tratados e estão em recuperação.
A infecção por Trichinella ocorre quando humanos ingerem carne mal passada de animais infectados. O CDC tem registrado um aumento nos casos de triquinelose, com forte relação à caça de animais selvagens. Embora a legislação dos EUA permita a caça para alimentação, não é permitida a comercialização desses animais. O CDC recomenda que a carne seja cozida a pelo menos 74ºC para assegurar a segurança do consumo.