A igreja provavelmente acabou submersa no Lago Iznik devido a um terremoto em 740 d.C.
Em junho deste ano, pesquisadores já observaram que, no Lago Iznik, na província de Bursa, ao noroeste da Turquia, estavam restos subaquáticos de uma construção muito antiga. A água cristalina fez com que eles pudessem ver com clareza a basílica St. Neophytos, que tem pelo menos 1.500 anos.
Agora, o recuo do lago, causado por uma seca na região, fez com que a igreja pudesse ser finalmente examinada. Os destroços estavam localizados a 20 metros da costa e a dois metros de profundidade, o que dificultava sua análise. Com seu ressurgimento, esse processo será facilitado para os pesquisadores.
Acredita-se que a basílica tenha sido construída ao longo do século 5 e provavelmente foi uma importante representação do cristianismo na região. "É interessante termos gravuras da Idade Média que retratam esse assassinato. Vemos Neophytos sendo mortos na costa do lago”, disse o chefe do Departamento de Arqueologia da Universidade Uludag, Mustafa Sahin.
É provável ainda que a construção tenha sido afundada no Lago Iznik, na Turquia, devido a um terremoto que teria acometido a região em 740 d.C.