Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Astronomia

Descoberta inusitada: Rover Curiosity encontra cristais de enxofre em Marte

Em mais uma exploração da NASA, foi revelada uma descoberta sem precedentes de enxofre elementar em Marte

Gabriel Marin de Oliveira Publicado em 19/07/2024, às 17h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cristais de enxofre raros encontrados em Marte - Reprodução/NASA
Cristais de enxofre raros encontrados em Marte - Reprodução/NASA

O rover Curiosity, da NASA, fez uma descoberta surpreendente ao revelar cristais de enxofre puro em Marte. O achado ocorreu acidentalmente em 30 de maio, enquanto o veículo explorava Gediz Vallis, um canal nas encostas do Monte Sharp, na Cratera Gale. O transporte passou por cima de uma pequena rocha, quebrando-a, e expondo os peculiares cristais amarelos brilhantes.

Os cristais encontrados eram muito pequenos e delicados para serem manipulados adequadamente pelo rover. No entanto, ao perfurar outra rocha próxima, o próprio revelou que os cristais eram compostos de enxofre puro, também conhecido como enxofre elementar.

Este é um achado significativo, pois, até agora, tal substância só havia sido detectada em Marte quando combinada com outros elementos, formando sulfato. Encontrar este elemento puro na superfície de Marte foi uma surpresa para os cientistas.

Não deveria estar lá, então agora temos que explicar", disse Ashwin Vasavada, cientista do projeto do rover Curiosity no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA.

Vasavada acrescentou que "descobrir coisas estranhas e inesperadas é o que torna a exploração planetária tão emocionante". A presença dos cristais amarelos sugere que pode haver mais áreas em Marte contendo enxofre puro, tornando Gediz Vallis um local de grande interesse para futuras investigações.

Outras descobertas

Desde que pousou na Cratera Gale em 2012, o Curiosity tem feito descobertas importantes sobre a geologia e a história ambiental de Marte. Segundo o 'Live Science', em fevereiro, o rover fotografou "ondas" esculpidas em um antigo leito de lago, indicativas de água marciana há milhões de anos. Em maio, encontrou rochas contendo óxido de manganês, sugerindo que Marte já teve uma atmosfera rica em oxigênio, semelhante à da Terra.

*Sob supervisão;