O caso da morte do jovem negro ficou bastante famoso e serviu de estopim para uma série de revoltas nos EUA contra os abusos das autoridades de segurança
O ex-policial da cidade de Minneapolis (Minnesota, EUA) Derek Chauvin foi transferido definitivamente para uma prisão de segurança máxima no estado após ser declarado culpado de homicídio contra George Floyd, num caso que tomou as redes sociais. O oficial manteve-se ajoelhado na garganta de Floyd por nove minutos, apesar dos pedidos que ele se levantasse e dos anúncios do jovem que não conseguia respirar.
Chauvin foi, num primeiro momento, demitido e levado a uma cadeia do condado de Ramsey, até que fosse levado a Hennepin, onde aguardou um anúncio oficial definitivo. Então, segundo informou um relatório do Departamento Estadual de Correções do Minnesota, ele foi transferido para o centro penitenciário de Oak Park Heights, em Stillwater.
De acordo com o órgão, “Oak Park Heights é o nível mais alto de custódia no sistema DOC de Minnesota. No entanto, a maioria dos reclusos alojados aqui está sob custódia máxima e estreita, pois alguns reclusos precisam de um nível mais alto de segurança ”.
Segundo o comissário do local, Paul Schnell, a transferência foi um pedido do xerife de Hennepin, David Hutchinson, e que o ato não é incomum na dinâmica carcerária do Minnesota. Ouros três policiais também foram sentenciados à prisão pela morte de Floyd.
+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:
Escravidão, de Laurentino Gomes (2019) - https://amzn.to/37n5OLI
Escravidão e cidadania no Brasil monárquico, de Hebe Maria Mattos (1999) - https://amzn.to/2rcVZPV
Liberdade por um fio, de Vários autores (1996) - https://amzn.to/2O0tmyA
Criminologia do preconceito, de Evandro Piza Duarte e Salo de Carvalho (2017) - https://amzn.to/2A4yTiU
Racismo Estrutural, de Silvio Almeida (2019) - https://amzn.to/2zlTBe8
Racismo Recreativo, de Adilson Moreira (2019) - https://amzn.to/3e72abq
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.
Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp
Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W