Em ‘Minha Tia Dercy’, Lucy Freitas contará episódios curiosos da vida da atriz, como quando ela brigou com uma pomba gira em um centro de umbanda
Dercy Gonçalves, atriz e comediante, morreu no dia 19 de julho de 2008, aos 101 anos; deixando uma das carreiras mais longevas e cheias de histórias da televisão brasileira. Agora, fatos curiosos de sua vida serão revelados por sua sobrinha-neta, Lucy Freitas, em um livro de memórias: ‘Minha Tia Dercy’.
Lucy, que é neta de Bita, a irmã mais presente na vida de Dercy, morou por 23 anos na casa de Gonçalves, e diz ser uma eterna admiradora do trabalho de sua tia-avó — que faleceu há 13 anos.
Começo este livro de memórias a partir da primeira visão que lembro da minha tia. Foi no Teatro Recreio, no Rio, em 1954. Tinha 3 anos e me recordo dela de vestido longo, toda bonita, dançando. Ela me viu na coxia e piscou para mim. Naquele momento vi uma fada e descobri aquela mulher como minha tia. Virei fã e a idolatrei sempre. Titia era um ser encantado para mim”, diz em entrevista ao Splash, do UOL.
A obra, que está em pré-venda no Catarse até hoje, 28, será publicada pela Editora Agora É no início do próximo ano. Com isso, o público poderá saber mais sobre a vida da atriz, que ganhou uma biografia, ‘Dercy: de cabo a rabo’, escrita por Maria Adelaide Amaral, há quase três décadas.
Lucy explica que, quando o último livro sobre Dercy foi escrito, ela e sua tia ‘estavam brigadas’, assim, acabou não colaborando. “Presenciei muitas histórias e pensei que poderia existir uma segunda edição do livro sobre Dercy Gonçalves. Além disso, titia viveu 14 anos após a primeira biografia ser publicada, tinha muita história nova para contar”.
Uma dessas histórias, explica Freitas, começou a ser revelada pela humorista em entrevista à Jô Soares no extinto ‘Jô Onze Meia’, porém, na ocasião, Dercy nunca deu muitos detalhes sobre o desentendimento que teve com uma pomba gira em um centro de umbanda, no Rio de Janeiro.
“Uma vez fomos visitar um centro de umbanda e percebi que uma das médiuns olhava minha tia com desdenho. Era uma festa de exus aquele dia, e quando a médium recebeu a pomba gira falou para Dercy: 'Não gosto de você'. Ela respondeu: 'Dane-se, também não te conheço e não gosto de você'. Elas trocaram algumas palavras até que a pomba gira a ameaçou: ‘Não brinque que eu posso quebrar a sua perna’. Minha tia respondeu: 'E eu posso te mandar tomar no **?'”, recorda.
Para ler a entrevista completa de Lucy Freitas com o Splash, do UOL, clique aqui!