"Agora nós temos a ‘polícia gaspacho’", disse Marjorie Taylor Greene durante entrevista
Durante o regime de Adolf Hitler, entre 1933 até o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, a Gestapo foi um dos principais aparatos de repressão dos nazistas, perseguindo, espionando e prendendo todos aqueles ‘suspeitos’ de conspirar contra o Estado ou o Partido Nazista.
Já na culinária, o gaspacho, uma sopa fria à base de tomates, é muito popular na região da Andaluzia, na Espanha, e também no Algarve, em Portugal. As diferenças são evidentes, o que torna a relação entre as duas coisas improvável, não?
Acontece que, durante entrevista ao programa Real America with Dan Ball, a deputada republicana Marjorie Taylor Greene, uma das grandes apoiadoras de Donald Trump, confundiu as duas palavras ao criticar a atuação da Câmara dos Estados Unidos pela investigação à invasão do Capitólio — o ocorrida em 6 de janeiro de 2021 por apoiadores de Trump, que não acreditam que o resultado das eleições norte-americanas foi fraudado.
"Agora nós temos a ‘polícia gaspacho’ da Nancy Pelosi [presidente da Câmara] espiando membros do Congresso, o trabalho legislativo que fazemos, a nossa equipe, e espiando cidadãos americanos que querem vir falar com seus representantes", declarou.
Dear @RepMTG the Gazpacho police was created by me in 1993 to make sure that no one will add Tabasco or jalalpeño or strange things to my beloved soup! Please don’t blame anybody else but me…stop by for a glass anytime. Don’t forget your mask and vaccination card!😜 https://t.co/srhSZXWv6L
— José Andrés (@chefjoseandres) February 9, 2022
Esse governo se transformou em algo que nunca deveria ser, e é hora de acabar com isso”, completou. O vídeo com a fala, é claro, viralizou nas redes sociais.
Após a gafe, Greene usou seu Twitter para tratar de forma bem humorada o ocorrido. "Sem sopa para quem espionar ilegalmente membros do Congresso, mas eles serão jogados no goulash", disse — usando a sonoridade da sopa típica do Leste Europeu para fazer uma referência aos gulags soviéticos.
No soup for those who illegally spy on Members of Congress, but they will be thrown in the goulash.#Gazpacho#Gestapo
— Rep. Marjorie Taylor Greene (@RepMTG) February 9, 2022