Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Segunda Guerra

Decifrador da 2ª Guerra soube da rendição nazista 48 horas antes do resto do mundo

Completando 100 anos, Bernard Morgan recorda como foi ser a primeira pessoa a saber da rendição do Terceiro Reich: 'Foi uma surpresa'

Fabio Previdelli
por Fabio Previdelli
[email protected]

Publicado em 07/02/2024, às 14h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O decifrador Bernard Morgan - Reprodução/Gov.Uk
O decifrador Bernard Morgan - Reprodução/Gov.Uk

Nesta quarta-feira, 7, Bernard Morgan completa 100 anos, mas a grande notícia sobre sua vida se deu quando ele tinha 21. Decifrador de códigos para a Força Aérea Real, ele foi a primeira pessoa a receber uma notícia que mudaria o mundo: o rendimento dos soldados nazistas. A mensagem foi decifrada em 6 de maio de 1945. 

"A Guerra Alemã acabou. Em Reims, ontem à noite, foi assinado o instrumento de rendição, que na verdade é uma rendição de todo o pessoal das forças alemãs — todos os equipamentos, navios e todas as máquinas na Alemanha", dizia a mensagem, conforme repercutiu o The Mirror.

+ Ann Mitchell, a extraordinária mulher que ajudou a decodificar as mensagens dos nazistas

Nada será destruído em lugar nenhum. A rendição entrará em vigor amanhã. Esta notícia não será comunicada a ninguém fora do serviço nem a membros da imprensa."

Mensagem decifrada

Após receber a mensagem captada dos nazistas, Morgan teve que decifrá-la, tudo isso ocorreu enquanto ele trabalhava na cidade alemã de Schneverdingen — que fica a pouco mais de 300 quilômetros da Chancelaria do Reich, onde Hitler tirou sua vida em 30 de abril daquele ano. 

Foi uma surpresa. Não podíamos contar a ninguém até recebermos a mensagem final de que a guerra na Alemanha tinha acabado", recordou o veterano. 

Apesar da notícia que colocava fim, em partes, a um dos conflitos mais sangrentos de todos os tempos, Morgan relembrou que ele e sua unidade de decifração tiveram que manter o cuidado para não chamar a atenção durante a comemoração. 

O decifrador Bernard Morgan - Reprodução/Gov.Uk

"Foi bom ver que já não havia mais soldados, marinheiros ou aviadores a dar as suas vidas… e também agradecer aos civis que deram as suas vidas pela mesma razão", disse.

Bernard Morgan teve que ficar 50 anos sem falar para ninguém que havia sido a primeira pessoa a receber a mensagem sobre a rendição do Terceiro Reich. O documento de confidencialidade que ele assinou só foi anulado em 1994. 

Até hoje, o veterano mantém o documento, que mostra a rendição nazista, em posse de sua família; embora diversas organizações tenham interesse em contar com a peça histórica. "O Imperial War Museum de Londres e de Manchester queriam a cópia original, não estavam interessados ​​numa fotocópia, mas estou guardando-a para a minha família".

Apesar de não querer doar o documento, Morgan diz estar "sempre ansioso para que a geração mais jovem saiba exatamente o que aconteceu durante a guerra e aprecie o sacrifício que nossos rapazes fizeram para que possamos desfrutar das liberdades que temos hoje".

A trajetória do decifrador

Conforme recorda o NY Post, Bernard estava entre os 133 mil combatentes que desembarcaram na praia da Normandia, na França, no Dia D. Sargento da RAF, ele tinha apenas 20 anos quando chegou por lá em 6 de junho de 1944.

Posteriormente, Morgan foi transferido para a Alemanha, já no final da Guerra, quando os Aliados empurravam o exército nazista. Como decifrador de códigos, ele usou a máquina TypeX, que criptografava as mensagens que informavam às aeronaves onde elas eram necessárias para ação imediata antes de enviar as mensagens codificadas de volta à Grã-Bretanha para serem implementadas.

A máquina TypeX/Crédito: Cabo Neil Bryden RAF

Os nazistas se renderam oficialmente na noite de 8 de maio de 1945, após o sucessor de Hitler, o almirante Karl Dönitz, ordenar a assinatura de documentos de redição incondicional; o que colocou um fim da Guerra na Europa. O conflito só acabou de fato em 2 de setembro de 1945, quando o Império do Japão se rendeu.