A presença do animal em praia no Reino Unido intrigou banhistas que estavam no local
Na praia de Bennar, situada no País de Gales, um crustáceo com oito tentáculos causou grandes sustos para os banhistas na semana passada. O animal marinho, que pertencente a espécie Lepas anatifera, foi visto a beira do mar e filmado por diversas pessoas para publicarem suas fotos no Facebook.
Segundo a apuração do portal Olhar Digital, a criatura sustenta o corpo através de uma cauda flexível revestida por placas lisas e de coloração branca, como conchas que ficam localizadas na ponta do que seria os seus ‘tentáculos’. A partir disso, o crustáceo usa esses tentáculos para capturar alimentos.
Ela é vista de forma mais comum no Oceano Pacífico, ainda mais na costa litoral das ilhas britânicas, onde o flagra viral recente aconteceu. A espécie frequentemente se fixa na carapuça de tartarugas para ajudar na sua locomoção.
Na língua inglesa, o animal é chamado goose barnacles ou gooseneck barnacles, o que pode ser traduzido como “cracas de pescoço de ganso”.
Segundo os pesquisadores britânicos, há uma grande similaridade das conchas com um bico de ganso.
A criatura tem alto valor, já que é considerada uma iguaria da culinária, com destaque para o comércio na Península Ibérica, podendo chegar no valor de R$ 2 mil reais por quilo.