A presença de um submarino norte-americano com armas nucleares tem gerado tensão entre países
A Coreia do Norte emitiu, nesta quinta-feira, 20, um alerta em tom de ultimato às autoridades dos EUA. Os norte-coreanos apontam que a chegada de um submarino americano com armas nucleares a um porto da Coreia do Sul pode criar as condições legais para que Pyongyang utilize suas próprias armas nucleares.
O ministro da Defesa norte-coreano, Kang Sun Nam, divulgou um comunicado enfatizando que a implantação do submarino nuclear estratégico e de outros ativos estratégicos poderia se enquadrar nas condições de uso de armas nucleares estabelecidas na lei da Coreia do Norte sobre a política de força nuclear.
De acordo com informações do portal de notícias UOL, a Casa Branca declarou na terça-feira que o submarino USS Kentucky fez uma escala em um porto da sul-coreano pela primeira vez em quatro décadas.
A embarcação, segundo a fonte, tem a capacidade de transportar o míssil balístico intercontinental Trident II D5 e pesa cerca de 19 toneladas. Além disso, alcança uma velocidade de até 46 km/h a uma profundidade máxima de 240 metros e é alimentado por um reator nuclear. Sua carga de armas inclui 20 mísseis Trident II D-5 e torpedos MK-48.
Na última terça-feira, ocorreu a primeira reunião do Grupo Consultivo Nuclear (NCG) em Seul. O objetivo dessa reunião é melhorar a coordenação nuclear entre Coreia do Sul e Estados Unidos e fortalecer a preparação militar contra a Coreia do Norte.