Recomendação está presente em relatório divulgado ontem, 9
Um relatório realizado pelo Congresso peruano e divulgado na última terça-feira, 9, recomendou que o presidente Pedro Castillo seja processado criminal e politicamente uma vez que o político pode ter cometido traição à Pátria.
O motivo para esse processo teria sido o fato do chefe de Estado ter considerado um possível referendo popular para conceder à Bolívia uma saída para o mar.
"Recomenda-se: acusar por procedimento prévio político o investigado José Pedro Castillo Terrones, na qualidade de Presidente da República, como suposto autor do crime de Traição à Pátria", diz o relatório especial da Subcomissão de Acusações Constitucionais do Congresso do Peru, o qual foi divulgado ontem.
De acordo com a agência de notícias AFP, o documento, que conta com 89 páginas, também propõe que seja imposta "a sanção de inabilitação por cinco anos para o exercício de cargos públicos".
A recomendação, conforme informou a fonte, deverá ser votada a princípio pela subcomissão e, em seguida, pelo plenário do Congresso. Caso seja aprovada nessa última etapa, o presidente poderá ser destituído do cargo.
+O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.