Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Confira a flor com 'cheiro de morte' que atrai visitantes na Austrália

Conhecida como "flor-cadáver", a planta chama atenção pelo odor peculiar que emite quando desabrocha, o que é um evento raro; confira!

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 12/11/2024, às 08h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografias da flor-cadáver antes e depois de desabrochar - Divulgação/Geelong Botanic Gardens / Reprodução/Vídeo/YouTube/@CityofGreaterGeelong
Fotografias da flor-cadáver antes e depois de desabrochar - Divulgação/Geelong Botanic Gardens / Reprodução/Vídeo/YouTube/@CityofGreaterGeelong

Nesta semana, moradores da cidade de Geelong, na Austrália, e turistas entusiastas de floricultura, estão se organizando para apreciar um evento raro: o desabrochar de uma planta conhecida como "flor-cadáver" (Amorphophallus titanum), conhecida principalmente pelo cheiro peculiar que exala, que lembra bastante ao fedor de carne podre em decomposição.

O espécime em questão está localizado no Jardim Botânico de Geelong, e já vem atraindo tantos visitantes que uma longa fila se formou para ver a planta. Conforme informado por funcionários do jardim botânico, o local vai se manter aberto até às 19hrs desta terça-feira, 12, quando a flor deve voltar a fechar.

Flor-cadáver

Conforme repercute o UOL, o desabrochar da flor-cadáver é um evento raro, e por isso que, apesar do cheiro desagradável, ela atrai tantos turistas. A flor permanece nesse estado durante apenas entre 24 e 48 horas e, por mais que a planta viva até cerca de 40 anos, ela floresce apenas duas ou três vezes nesse período.

Testemunhar uma flor-cadáver em plena floração é uma oportunidade excepcional, pois ela só floresce de forma imprevisível, geralmente apenas uma vez a cada dez anos", segundo publicação do Jardim Botânico de Geelong.

No último anúncio emitido pelo jardim botânico, é informado que "a planta cadáver está em plena floração e também começou cheirar mal, o que faz parte de seu famoso processo de polinização". E a fama e o nome pelo qual a planta é conhecida condiz com a realidade: visitantes que passaram pelo Jardim Botânico de Geelong descreveram seu odor como o de uma "lagoa fedorenta" ou um "rato morto".

Vale mencionar que o odor nada agradável nada mais é que uma estratégia da planta para ajudar no seu ciclo reprodutivo. Com o cheiro de carne podre, besouros necrófagos e mosquitos são atraídos para ela, depositando ovos e carregando, consigo, pólen da parte masculina até a parte feminina da planta.

Originária das florestas tropicais de Sumatra, na Indonésia, a "flor-cadáver" pode medir até três metros de altura, e a pesar até 45 kg, segundo o UOL. Esse raro evento do desabrochar da flor, pode ser assistido em transmissão ao vivo, disponibilizada no YouTube pelo Jardim Botânico de Geelong, clicando aqui.