Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Espaço

Como fósseis de antepassados dos humanos viajaram ao espaço?

Ossadas de hominídeos, incluindo clavícula de 2 milhões de anos, foram as primeiras da história a conhecerem o espaço

Redação Publicado em 13/09/2023, às 09h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem da fase de impulso da VSS Unity, da Virgin Galactic - Divulgação/Virgin Galactic
Imagem da fase de impulso da VSS Unity, da Virgin Galactic - Divulgação/Virgin Galactic

Em um acontecimento histórico, pela primeira vez dois fósseis de antigos hominídeos foram levados a uma viagem para o espaço. O feito foi realizado no último dia 8, à bordo da nave espacial VSS Unity, da empresa Virgin Galactic.

Entre os fósseis transportados na viagem espacial, estão as ossadas de um Australopithecus sediba, um hominídeo sul-africano de 2 milhões de anos, e de um exemplar da espécie Homo naledi, de 250 mil anos.

+ Era mais fácil dar à luz há 2 milhões de anos, revela estudo

"A viagem destes fósseis ao espaço representa a apreciação da humanidade pela contribuição de todos os antepassados e dos nossos antigos parentes", comenta em comunicado o professor Lee Berger, paleoantropólogo e diretor do Centro para a Exploração da Profunda Jornada Humana da Universidade de Witwatersrand, na África do Sul.

Sem descobertas como a do fogo e a invenção de ferramentas, e sem a contribuição [desses antepassados] para a evolução da mente humana contemporânea, empreendimentos tão extraordinários como os voos espaciais não teriam acontecido."

Tripulação

De acordo com a Revista Galileu, os fósseis transportados na viagem espacial foram mantidos sob os cuidados de Timothy Nash, um tripulante, investidor e conservacionista sul-africano, que teria comprado uma passagem para voar com a Virgin Galactic ainda em 2006. 

Além dele, estavam ali Ken Baxter, um investidor dos Estados Unidos que foi a primeira pessoa a comprar uma passagem como civil para um voo turístico no espaço; e Adrian Reynard, fundador da Reynard Motorsport, uma fabricante de carros do Reino Unido, segundo descrito pelo Space.com.

"Em meio a todos os preparativos para o voo, demorou um pouco para eu absorver a magnitude de estar entre os primeiros civis a ir para o espaço e carregar estes fósseis preciosos", recorda Timothy Nash. "Mas sinto-me honrado por representar a África do Sul e toda a humanidade enquanto carrego estas preciosas representações dos nossos antepassados ​​coletivos na primeira viagem deles ao espaço."

Após o retorno à Terra, os fósseis agora devem ser expostos mais uma vez em museus e outras instituições históricas do mundo.