Morto aos 72 anos, ator que viveu Hagrid, da saga criada por J.K. Rowling, se posicionou sobre polêmicas envolvendo a escritora
Nos últimos anos, a escritora J.K. Rowling, autora da saga Harry Potter, se envolveu em diversas polêmicas por conta de comentários transfóbicos. Com isso, diversos atores que viveram seus personagens no cinema comentaram a situação
Entre eles está Robbie Coltrane, interprete de Hagrid, que faleceu aos 72 anos na última sexta-feira, 14. Em 2020, após uma fala de Rowling, que ironizou a expressão “pessoas que menstruam” como forma de excluir transsexuais, Robbie deu sua opinião sobre a declaração em entrevista à Radio Times.
Eu não acho que o que ela disse foi ofensivo realmente. Não sei por quê, mas há uma geração inteira de pessoas no Twitter esperando para serem ofendidas. Elas não teriam vencido a guerra, certo? Sou eu falando como um velho rabugento", declarou o ator.
"Essa é a minha opinião, falando como um velho ranzinza. Mas você pode pensar: 'Supere! Erga a cabeça e siga em frente'. Eu não quero me envolver nisso por causa de todos aqueles e-mails de ódio e aquelas porcarias' que não preciso disso na minha vida", completou.
Conforme relatado pela People, Coltrane ainda disse, em outra ocasião, que jamais se curvaria para um movimento que “estaria causando danos ao tentar corroer a mulher”, tanto como classe política ou biológica, além de oferecer cobertura aos “predadores”.
Outros atores da saga, porém, como o trio de protagonistas Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint, se demonstraram contrários ao posicionamento da escritora, que se envolveu em outras polêmicas após isso.