Após boicote, a marca de joias apagou das suas redes sociais a propaganda que apresentava um chá de bebê organizado por sogros muçulmanos para uma noiva hindu
Uma marca popular de joias na Índia foi boicotada após colocar como protagonistas em seu comercial um casal inter-religioso. Após as reações negativas nas redes sociais, a Tanishq desabilitou comentários e likes nas publicações do anúncio no Facebook e no Youtube, e, depois, apagou o vídeo de seu perfil.
Na descrição da propaganda no Youtube, a marca escreveu: "Ela é casada em uma família que a ama como a um filho. Só por ela, eles se esforçam para celebrar uma ocasião que normalmente não fazem. Uma bela confluência de duas religiões, tradições e culturas diferentes”.
No entanto, o vídeo de 43 segundos, que promovia uma linha chamada Ekatvam, que em hindi significa unidade, não foi recebido com bons olhos. Alguns afirmaram que a Tanishq estava tentando promover a “jihad do amor”. O termo faz referência à acusação de que homens mulçumanos convertem mulheres hindus por meio do casamento.
O comercial em questão apresentava um chá de bebê organizado por sogros muçulmanos para uma noiva hindu. A união das duas famílias de religião diferente atrai censura há muito tempo na Índia, e o boicote à marca apareceu até mesmo no topo das tendências do Twitter.
"Os fanáticos do Hindutva pediram um boicote para destacar a unidade hindu-muçulmana por meio deste belo anúncio", escreveu o parlamentar Shashi Tharoor em sua conta no Twitter. "Se o 'ekatvam' [unidade] hindu-muçulmano os aborrece tanto, por que não boicotam o símbolo mais antigo da unidade hindu-muçulmana — a Índia?", afirmou.