Marjorie Fiterman, de 102 anos, e Bernie Littman, de 100, recentemente foram reconhecidos pelo Guinness como os recém-casados mais velhos do mundo
Publicado em 12/12/2024, às 11h40
Recentemente, uma casa de repouso na Filadélfia, nos Estados Unidos, foi palco não só de um surpreendente evento romântico, como também de uma marca reconhecida pelo Guinness World Records, o livro dos recordes. Isso porque Marjorie Fiterman, de 102 anos, e Bernie Littman, de 100 anos, se tornaram os recém-casados mais velhos do mundo.
Conforme relata o Guinness, Fiterman e Littman possivelmente já se conheceram há muitas décadas, quando ambos estudavam na Universidade da Pensilvânia. No entanto, ela seguiu carreira como professora, e ele tornou-se engenheiro, casando-se com pessoas diferentes e, em ambos os casos, passando mais de 60 anos ao lado de seus respectivos primeiros cônjuges.
Eventualmente, ambos ficaram viúvos e se mudaram para a mesma casa de repouso. Foi durante uma festa à fantasia que acabaram se conhecendo, e não demorou para o amor florescer.
O primeiro encontro dos dois ocorreu, curiosamente, no mesmo dia em que nasceu uma das bisnetas de Littman. Eles se uniram em refeições compartilhadas desde então, e assistiram juntos a produções teatrais na casa de repouso, mantendo assim um relacionamento por nove anos, repercute o The Guardian.
Ainda segundo o Guinness, os dois foram especialmente importantes um ao outro durante a pandemia de Covid-19, que afetou profundamente muitos idosos e suas comunidades. Sarah Sicherman, neta de Littman, disse ao Jewish Chronicle que o casal teve "muita sorte de terem se encontrado e se apoiado mutuamente" durante este período.
+ Após morte de britânico, brasileiro é apontado como homem mais velho do mundo
Então, após nove anos de namoro, em maio deste ano o casal decidiu levar o relacionamento para o próximo nível, se casando em uma cerimônia ali mesmo, na casa de repouso. "Ambos amam o humor e o intelecto um do outro. Eles mantêm um ao outro jovem", disse Sicherman ao Guinness.
Conforme repercutido na época pelo Fox News, o rabino Adam Wohlberg, que celebrou o casamento, fugiu do padrão na cerimônia ao evitar dar conselhos aos recém-casados, dizendo apenas: "é seguro dizer que cada um de vocês, o que vocês sabem e entendem um sobre o outro, é exatamente o que o futuro reserva para você e seu parceiro. E o que vocês determinaram que amam um no outro – bem, essas coisas não vão mudar".
Foi só mais recentemente que o casal foi inscrito para a marca do livro dos recordes de casal mais velho a se unir matrimonialmente, garantindo o título com uma idade conjunta de 202 anos e 271 dias.
Quando questionados sobre o segredo para a longevidade, Littman a atribuiu à capacidade de se permitir a felicidade à leitura, além de se manter atualizado. Fiterman, por sua vez, deu créditos ao leitelho — também conhecido como leite de manteiga, uma bebida proveniente do leite que é rica em probióticos, cálcio e proteína.