Concretada dentro de parede de escola, a peça surpreendeu os alunos pelos itens guardados no século passado
No ano de 1922, o Brasil completava o primeiro centenário da Independência, realizando uma série de eventos comemorativos para o marco. Um colégio no município de Piracicaba, no interior de São Paulo, decidiu entrar na brincadeira e guardou uma cápsula do tempo, prevista para ser aberta após 100 anos.
Conforme planejado, o colégio permaneceu aberto e os alunos atuais participaram do resgate da caixa contendo os objetos da época. A peça estava concretada na parede da Escola Estadual Sud Menucci com uma placa orientando a retirada em 7 de setembro de 2022. Assim se fez, contando com a cobertura televisiva do programa 'Fantástico', da TV Globo.
Antes da data, no entanto, a administração do colégio realizou uma série de dinâmicas para atiçar a curiosidade dos pequenos, chamando ex-aluno e ex-professores para entrevistas e até mesmo promovendo uma competição para a confecção de um mascote para o evento da reabertura.
A parede começou a ser quebrada com cuidado dois dias antes do 7 de setembro, contando com o auxílio de profissionais de um museu local, como informa o portal G1. Ao longo de três horas, a rígida estrutura de concreto foi aberta para que a peça fosse retirada com segurança. Com isso, foi instalada no saguão da instituição de ensino, vista por quem passava por lá.
A abertura oficial, no Dia da Independência, foi comemorada pelos alunos, que localizaram fotos, livros, jornais, manuscritos, cartas e até mesmo uma receita antiestresse, colocada na caixa como uma brincadeira do diretor na época, Honorato Faustino, que previa que o futuro seria ainda mais agitado para os seres humanos.
De acordo com o historiador Maurício Beraldo, entrevistado pela EPTV, afiliada local da TV Globo, alguns dos ingredientes do calmante são brumoreto de sódio, tem água de flor de laranjeira e água de tilia.
Cápsula do tempo, Brasil, São Paulo, 7 de setembro, data, marco, registro, Piracicaba, abertura, tempo.