Autoridades acreditam que o grupo que matou Avijit Roy, em 2015, esteja relacionado com a Al-Qaeda
De acordo com informações publicadas na manhã desta terça-feira, 16, pela BBC, um tribunal em Bangladesh decidiu pela pena de morte na condenação de cinco homens que estiveram envolvidos no assassinato do blogueiro secular Avijit Roy, em fevereiro de 2015.
Segundo revelado na publicação, o homem foi morto na capital do país, Daca, ao sair de uma feira de livros. Na ocasião, foi atacado com golpes de facões enquanto estava acompanhado de sua esposa, Rafida Ahmed — que além de presenciar o crime, também ficou gravemente ferida. A mulher se recuperou, mas, Roy não resistiu aos ferimentos e faleceu.
Em seu blog, o engenheiro defendia a escrita secular — ou seja, que não diz respeito aos dogmas da igreja — em Bangladesh, país de maioria mulçumana. De acordo com as autoridades locais, a responsabilidade do ataque à Avijit é de grupos formados por extremistas islâmicos.
Segundo a reportagem, os investigadores do crime acreditam que o grupo esteja relacionado com a Al-Qaeda. Sabe-se que ao longo dos anos em que fez seu trabalho na internet, Roy foi ameaçado de morte diversas vezes por radicais islâmicos, como revelou sua família.