Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / China

Chinês responsável por atacar mulher em vídeo que chocou país é condenado

O homem foi registrado por uma câmera de segurança cometendo violência de gênero após ter investida rejeitada

Redação Publicado em 23/09/2022, às 12h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Trecho do vídeo que capturou o ataque - Divulgação/ The Telegraph
Trecho do vídeo que capturou o ataque - Divulgação/ The Telegraph

No último mês de junho, uma gravação feita pela câmera de segurança de um restaurante causou indignação através das redes sociais da China ao mostrar quatro mulheres sendo agredidas por um grupo de homens. Duas das vítimas precisaram ir ao hospital após o ataque. 

Em agosto, 28 chineses acabaram recebendo acusações relacionadas ao chocante episódio de violência de gênero, e, nesta semana, o protagonista do crime, Chen Jizhi, foi condenado a 24 anos de prisão, conforme repercutido pelo The Guardian. 

O homem havia assediado uma das mulheres que fazia a refeição no estabelecimento, e, depois que foi rejeitado, começou a bater nela e nas amigas. Outros se juntaram a ele, formando a confusão que pode ser vista no vídeo da ocorrência. Confira a gravação neste link

Gangues? 

O acontecimento despertou um debate ao nível nacional a respeito do problema da violência contras as mulheres na China, em particular aquela cometida por parceiros românticos, que é severamente subnotificada no país, ainda segundo o The Guardian. 

O sistema de justiça chinês, no entanto, encarou o crime como relacionado com a atuação de gangues. Isso pois as investigações das autoridades descobriram que Chen Jizhi já possuía um histórico criminal, tendo administrado um estabelecimento de jogos de azar em 2012. 

Ele foi considerado culpado por diversas violações, como lesão intencional, comportamento desordeiro, e roubo.