Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Chaves

Chaves vai ganhar nova versão com elenco negro? Mentira circula nas redes

Em rede social, publicação com mais de 50 mil curtidas alega que o seriado "Chaves" ganharia uma versão com personagens negros

por Thiago Lincolins
[email protected]

Publicado em 15/07/2024, às 16h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do seriado "Chaves" - Divulgação
Cena do seriado "Chaves" - Divulgação

Lançada em 1972, "Chaves" é uma série que ainda fascina diferentes gerações e desperta a nostalgia dos brasileiros, que não perdiam os episódios exibidos no SBT. Fora da televisão aberta e do streaming, a produção de Roberto Bolaños ainda é alvo de boatos.

Em junho, uma publicação que circulou nas redes sociais, acumulando mais de 50 mil curtidas e mais de 10 mil comentários, alegava que o seriado ganharia uma nova versão com personagens negros.

"A Netflix anunciou um reboot de Chaves. A série irá enfatizar a importância da igualdade de gênero, apresentando mulheres fortes e inteligentes, como Chiquinha e Dona Florinda, que desempenham papéis ativos na narrativa. Assim como na série clássica, cada episódio vai abordar situações do dia-a-dia, mas dessa vez ensinará a importância do diálogo na resolução pacífica dos problemas. Contando com um elenco majoritariamente afro-descendente, a série irá promover a diversidade racial e aceitação das diferenças. Chaves - O Menino do 8, tem estreia prevista para meados de 2025", informava a publicação. 

A novidade, que repercutiu entre internautas, contudo, é FALSA. Na realidade, as imagens utilizadas na fake news foram criadas por Hidreley Dião, artista digital que utiliza inteligência artificial para criar ou transformar imagens dos mais variados temas.

Homenagem

Ele, no entanto, jamais anunciou uma nova versão do seriado "Chaves". Na realidade, se tratou de uma homenagem ao Dia da Consciência Negra. 

"Essas imagens foram criadas para homenagear O 'Dia da Consciência Negra', que apresentei as imagens assim na postagem: pense rápido: quantos desenhos animados você já assistiu com protagonistas negros? Sentiu dificuldade para contar? Isso apenas reforça a importância da representatividade negra no mundo animado, assim como em filmes, TV e séries. Apesar de haver diferentes povos no mundo, as produções cinematográficas e culturais ainda apresentam lentidão quando o assunto é o diverso. É claro, a indústria de entretenimento está evoluindo quando o assunto é esse, mas sua representatividade e representação ainda é pálida em comparação com a visão 'tradicional' com a qual estamos acostumados", escreveu ele através do perfil oficial no Instagram.