Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Meteoros

Céu do Brasil será iluminado por chuvas de meteoros durante o mês de agosto

Até até o dia 24, três chuvas de meteoros poderão ser vistas pelos brasileiros; saiba como assistir ao fenômeno

por Giovanna Gomes
[email protected]

Publicado em 07/08/2024, às 10h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Chuva de meteoros - Divulgação
Chuva de meteoros - Divulgação

Em agosto, os entusiastas da astronomia terão uma chance especial de observar três chuvas de meteoros no céu do Brasil, até o dia 24, conforme o Observatório Nacional.

A primeira, Alpha Capricornídeos, está ativa desde 3 de julho e vai até 15 de agosto. Embora tenha uma taxa modesta de até cinco meteoros por hora, esses corpos celestes são bem visíveis e se movem a até 22 km/s. A constelação de Capricórnio é o ponto de referência para observar essa chuva.

A partir de 16 de agosto, será a vez da chuva Delta Aquáridas, com meteoros vindos da constelação de Aquário. Estes meteoros são mais rápidos, alcançando até 40 km/s.

O destaque do mês, segundo o portal O Globo, será a chuva de meteoros Perseidas, que atinge seu pico entre 12 e 13 de agosto, com até 100 meteoros por hora. A Perseidas permanecerá ativa até 24 de agosto.

Recomendações

Para uma melhor visualização, o Observatório Nacional recomenda procurar locais escuros, longe da poluição luminosa, e observar entre a meia-noite e o amanhecer.

Embora Capricórnio e Aquário sejam pontos de referência, é aconselhável olhar em todas as direções do céu.