Influenciadores foram presos sob acusação de "espalhar a corrupção na terra e incitar a prostituição"
Após aparecer em um vídeo publicado nas redes sociais, um casal de influenciadores acabou sendo condernado a 10 anos de prisão no Irã. O motivo foi que o registro mostrou Astiyazh Haghighi, de 21 anos, e Amir Mohammad Ahmadi, de 22, dançando na rua, em frente ao monumento da Praça Azadi, em Teerã.
As autoridades iranianas decidiram então que ambos deveriam responder por "espalhar a corrupção na terra e incitar a prostituição". Assim, os dois foram presos em novembro do ano passado.
A condenação foi confirmada esta semana, sendo que os réus não tiveram direito a defesa durante as audiências, além de que seus pedidos de fiança foram negados.
Segundo informações do portal UOL, outros influenciadores que compartilharam o vídeo do casal também são acusados de "perturbar a segurança nacional".
A publicação do vídeo foi entendida como uma demonstração de apoio aos protestos pela morte de Mahsa Amini. A jovem morreu em setembro do ano passado, dois dias após ter sido presa pela polícia da moralidade, que a acusou de usar seu hijab de forma inadequada.
Ver essa foto no Instagram