Após derretimento de geleira entre Suíça e Itália, uma misteriosa carroça de bambu com duas rodas com função desconhecida foi encontrada
Publicado em 06/11/2024, às 19h30
Enquanto caminhava por uma trilha de geleira em Splügen Pass, no Cantão de Graubünden — no leste da Suíça, na região de fronteira com a Itália —, um homem chamado Sergio Veri encontrou, no dia 2 de novembro, um objeto que despertou a curiosidade de arqueólogos locais: uma misteriosa carroça de bambu com duas rodas.
A área em que a carroça foi descoberta fica em elevada altitude, conectando o vale Hinterrhein da Suíça com o Valle San Giacomo da Itália. Segundo a Archaeology Magazine, o objeto foi revelado após o derretimento de uma geleira na região. Este não é o primeiro achado feito devido às mudanças climáticas feito na área.
Conforme repercutido em comunicado no Facebook do Cantão de Graubünden, o objeto consiste em duas grandes rodas feitas com varas de bambu e amarradas com cordas. Após análises detalhadas, os especialistas apontaram que a carroça sequer era tão antiga, datando do século 20; porém, suas origens e funções ainda são um mistério.
Vale mencionar ainda que o bambu não é um tipo de planta nativa da Suíça, chegando na Europa somente na transição entre o século 18 e 19. Por isso, o fato de ser justamente esse o material que compõe a carroça adiciona ainda mais mistério ao objeto.
Até o momento, o Serviço Arqueológico de Graubünden ainda não realizou uma análise completa do objeto, mas as autoridades já pedem ajuda do público, encorajando qualquer um que possua informações sobre o propósito ou sobre a construção da carroça a se apresentar e fornecer mais detalhes.
Enquanto isso, muitas especulações vêm surgindo para tentar explicá-lo. Alguns comentários da publicação no Facebook sugerem que ele pode ter sido usado como um trenó para o transporte de mercadorias, ou até era utilizado para o contrabando de suprimentos. Também surgiram especulações de que seria um dispositivo antigo de montanhismo, ou até um tipo de avião primitivo, mas essas hipóteses já foram descartadas pela simples datação.