O carro voador funciona com gasolina comum e foi desenvolvido na Eslováquia
Um carro voador, uma espécie de automóvel que se transforma em avião, desenvolvido na Eslováquia poderá ser utilizado após ser aprovado em testes na Europa e receber o Certificado de Aeronavegabilidade da autoridade de transporte local.
O "AirCar", como é conhecido o projeto da empresa Klein Vision, poderá voar depois de completar as 70 horas de voos e mais de 200 decolagens e aterrissagens exigidas nos testes, que seguem os padrões da EASE (Agência Europeia de Segurança da Aviação).
O carro funciona à gasolina comum e é equipado com um motor BMW. O modelo possui capacidade para duas pessoas e um peso limite combinado de 200 kg para transporte. Além disso, demora 2 minutos e 15 segundos para virar uma aeronave.
Como informa o portal g1, o veículo, cujo projeto demorou cerca de dois anos, precisa de uma pista de decolagem e aterrissagem, visto que não consegue decolar e pousar verticalmente, diferente de outros protótipos de drones-táxi que já existem.
Sobre os testes realizados para a obtenção do certificado, a empresa responsável pelo carro voador, a Klein Vision, explicou em nota alguns dos exercícios realizados pelo protótipo, que custou "menos de 2 milhões de euros", cerca de R$ 11 milhões.
“Os desafiadores testes incluíram série de manobras de voo e desempenho e demonstraram uma surpreendente estabilidade estática e dinâmica no modo de aeronave”, listaram.