Nesta quinta-feira, 15, autoridades de Bangkok, capital da Tailândia, pediram a empresas e à sua população que as pessoas trabalhem de casa para evitar contato com alta poluição
Nesta quinta-feira, 15, autoridades de Bangkok, capital da Tailândia, pediram à sua população que trabalhassem de casa para evitar a grande onda de poluição atmosférica que cobre a cidade.
Além dos próprios civis, também foi pedida a cooperação das empresas a fim de evitar que os trabalhadores da cidade — que possui 11 milhões de habitantes, segundo o UOL — se exponham à onda de poluição, que deve durar até sexta-feira na região.
+ Estudo descobre que poluição do ar está mudando o aroma das flores
Conforme divulgado pelo site IQAir, que monitora a qualidade do ar, Bangkok está entre as 10 cidades mais poluídas do mundo na manhã de hoje, com níveis de partículas danosas à saúde 15 vezes superiores ao máximo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Gostaria de solicitar a cooperação da rede AMB (Administração Metropolitana de Bangkok) de cerca de 151 empresas e organizações, tanto governamentais como privadas", pediu em comunicado o governador de Bangkok, Chadchart Sittipunt, na noite da última quarta-feira, 14, além de que a população trabalhe de casa na quinta e sexta-feira.
Chadchart Sittipunt também afirma que em pelo menos 20 dos 50 distritos de Bangkok as partículas PM2,5 — que são tão pequenas que podem até mesmo entrar na corrente sanguínea, sendo assim extremamente perigosas e nocivas à saúde — estarão presentes no ar em níveis prejudiciais.
+ Estudo de Harvard indica que poluição do ar está associada a risco alto de demência
Embora a situação seja extremamente preocupante, já é comum que a qualidade do ar da Tailândia piore nos primeiros meses do ano, por conta da fumaça derivada da queima dos resíduos das colheitas no país. Além disso, as emissões industriais e veiculares também colaboram. As cidades de Bangkok e Chiang Mai, ao norte, estão entre as mais poluídas do mundo por vários dias do ano, geralmente.